Um blog voltado para você que gosta de atualidades, boas notícias, entrevistas, conteúdos dinâmicos, ecléticos e sempre cheio de novidades. Esta página não tem fins lucrativos e nem recebe incentivo de partidos ou governos. Trata-se de uma área totalmente independente. Navegue, leia, divulgue, fique a vontade. Não saia sem deixar seu importante comentário.

domingo, 20 de outubro de 2024

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/parque-a-bicicleta-senior-sozinho-5528190/


SE NA VIDA, TUDO FOSSE APENAS O HOJE. QUEM SERIA OU COMO AGIRIA VOCÊ?

Pergunta fácil ou difícil para você? E aí? Posso até ser ousado e conjecturar de que você pode responder que vai depender de um ponto de vista, seu, do universo ou do mundo no momento ou no qual se vive. Ou a sua resposta dependerá, de como esteja a sua vida hoje, ou você novamente responderá que vai depender de como está sua vida no agora. Quantas vezes em sua longa vida você já não respondeu isto? Ou seja, a sua posição nesta resposta será o reflexo de como você esteja vivendo o agora. Certamente que você agora está curtindo, vivendo, sobrevivendo ou apenas seguindo, mas acredito que na realidade, tudo vai permear e trará um posicionamento seu que será o externo da sua situação atual, se o dia estiver bom, aproveitaria da melhor forma possível antes que o dia acabasse e se não, que nem vivesse este dia ou apenas desejaria que ele não existisse. Mas você já parou para refletir que, bom ou ruim, o hoje vai sempre existir e é inevitável que ele aconteça no AGORA? Pois é, é um fato inevitável.

Bem, vamos em frente apenas para refletirmos em nossa vida como se o hoje apenas existisse, sem que ele fosse o resultado do ontem ou até mesmo o plantar de uma coleta para um novo amanhã. Se apenas existir fosse o agora, quantas coisas faríamos e até mesmo, hoje, quantas decisões tomaríamos sem pensar no amanhã. E assim acontece com muitas pessoas. As vezes deixamos de tomarmos decisões em nossa vida, simplesmente pelo medo do amanhã, e mesmo com as experiências já vividas, não refletimos e não as utilizamos para redirecionar muitas vezes a vida. O passo também pode ser uma ferramenta norteadora para agirmos conosco de uma forma diferente no agora. É bem assim, pois o ser humano aprendeu a viver no SE e a ter como bússola o MEDO e a falta de INICIATIVA, se esquivando de uma nova ATITUDE a cada amanhecer e com isto se acomoda na sua bolha, se confortando com uma rotina e apenas sentar e assistir na tela da sua vida o seu velho acomodado óbvio.

Segundo o site brasilescola.uol.com.br numa de suas edições escrita pela escritora Regina Célia no dia 21 de outubro de 2024, foi abordado o tema sobre a palavra ATITUDE, e conceitualmente ela afirmar que esta ação dependerá de três componentes que são eles: A cognição, o afeto e o comportamento do indivíduo, vejamos este detalhe:

 

"A COGNIÇÃO – o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação a que? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social.

o AFETO – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas.

o COMPORTAMENTO – a predisposição: sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao esquivamente ou escape."

Pois bem, entende-se observando o detalhe conceituado acima que, o agora dependerá não apenas de como a vida está lhe apresentando a vida, mas sim, o que você fará com este momento de apenas vinte e quatro horas. Muitas vezes, quase que na sua totalidade, a sua vida só irá mudar, se mesmo com medo ou até mesmo com o frio na barriga e aquele calafrio na mão, soando, você tomar uma atitude no agora, a nova atitude no hoje, indo de encontro com a sua cognição, seu afeto e o seu comportamento. Te convido, encerrando, sem mais prolongar, porque este contexto poderíamos horas e dias conversando e escrevendo sobre ele, mas encerro por aqui te convidando a refletir, pensar, rever e viver, não apenas sobreviver e existir, pois a vida é rápida demais e o tempo voa para ficarmos sentado, deitado ou apenas pensando no se quando podemos mudar nossos pensamos e entender que a hora é agora, o hoje. Grande abraço. Edgar Moura (21 outubro de 2024 – 02h00min)


 

4 comentários:

  1. Me levou a reflexão de como lidar com o meu agora! Gratidão, Edgar de Moura!

    ResponderExcluir
  2. Ou seja, busque cuidar da saúde mental e física, o resto a gente corre atrás.Seja um bolo de rolo aberto: "Desenrolado".

    ResponderExcluir
  3. É muito importante saber viver... saber levar a vida, e não deixar a vida te levar como se não tivesse o controle da própria vida.

    ResponderExcluir