Fonte da imagem: http://blog.aedu.com.br/2015/03/piracicaba-palestras-gratis-sobre.html
COMUNICAÇÃO
Porque não
começar o dia a refletir de como está a nossa forma de comunicação? Seja de fluxo
corporativo ou social e pessoal. Muitas são as tecnologias, tipificações,
necessidades e até modalidades, seja físico ou virtual, sempre haverá a expressão
através das palavras, sinais, símbolos, corporal, presente ou virtual. O fato é
que o ser humano sempre foi e será um ser que vivendo em grupo ou isolado, este
utilizará sempre de alguma forma a comunicação.
É
perceptível que a comunicação tem sofridos grandes alterações no passar dos
tempos e ainda mais intensificados neste século XXI com a grande influência das
tecnologias e plataformas digitais e redes sociais. São raros os casos onde
encontramos nos atuais dias seres humanos que não tenham ainda uma conta no
facebook, Instagram, linkedin, skape, e o tão famoso whatsapp. De uma forma ou
de outra, os canais têm se expandido, crescido de uma forma exorbitante,
ligando pessoas de todos os cantos do mundo a um simples aparelho, estreitando
de alguma forma a comunicação, estes canais, que se utilizado de forma correta,
traz grandes resultados. Até mesmo de forma fake, pode-se tornar grandes
alardes ou distorções de uma comunicação suja, a exemplo a disseminação das
notícias de greves e combustível, um exemplo claro da viralização.
Segundo Garcia
(2006) "a comunicação serve para produzir consenso, gerar aceitação e
consentimento. Em outras palavras, a comunicação é um processo de mediação de
interesses e expectativas". Com isto, observe que ele nos traz que a
comunicação é gerada para que exista um resultado com a finalidade de gerar
aceitação e expectativas de resultados com finalidades comuns ou individuais, e
entende-se que se bem utilizada, com todas as formas e finalidades, o objetivo
é alcançar o sucesso de indicadores claros e retos, sem bifurcações ou ranhuras,
quebrando todas as barreiras possíveis neste caminho entre o locutor e
interlocutor.
Em outro
conceito Gasnier (2008, p.12) afirma que “comunicação é o processo de
transmissão e compreensão de informações sejam ideias, conceitos, dados,
instruções, autorizações, recados, histórias ou lições, nos dois sentidos e
através do uso de símbolos cujos significados são comuns aos envolvidos”. Uma
prática comum no ambiente corporativo é a utilização da ferramenta de
comunicação interna, ação e implantação que precisa ser bem escolhida de forma
adequada a atender as necessidades e objetivos comuns, como pessoa física, esta
mesma comunicação necessita ser bem clara para que tenha uma mensagem reta e
entendível aos diretamente envolvidos, só assim, este ciclo e fluxo resultará
numa comunicação efetiva.
Então,
antes de disparar uma comunicação, nos seus mais variados tipos, primeiro,
planeje, pense, reflita, observe com vários olhares e pensamentos críticos e
analítico, pois depois de direcionada, o resultado ele sempre virá e esta reverberação
ela ecoará de uma forma de sucesso ou não, mal entendimento, telefone sem fio,
ranhuras ou da melhor forma, efetivará e o direcionará a alcançar seus objetivos.
Comunicação, a base de tudo que se há de objetivar, tanto como pessoal com
profissional. Até a próxima.