Um blog voltado para você que gosta de atualidades, boas notícias, entrevistas, conteúdos dinâmicos, ecléticos e sempre cheio de novidades. Esta página não tem fins lucrativos e nem recebe incentivo de partidos ou governos. Trata-se de uma área totalmente independente. Navegue, leia, divulgue, fique a vontade. Não saia sem deixar seu importante comentário.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Fonte da imagem: http://blog.aedu.com.br/2015/03/piracicaba-palestras-gratis-sobre.html

COMUNICAÇÃO

Porque não começar o dia a refletir de como está a nossa forma de comunicação? Seja de fluxo corporativo ou social e pessoal. Muitas são as tecnologias, tipificações, necessidades e até modalidades, seja físico ou virtual, sempre haverá a expressão através das palavras, sinais, símbolos, corporal, presente ou virtual. O fato é que o ser humano sempre foi e será um ser que vivendo em grupo ou isolado, este utilizará sempre de alguma forma a comunicação.
É perceptível que a comunicação tem sofridos grandes alterações no passar dos tempos e ainda mais intensificados neste século XXI com a grande influência das tecnologias e plataformas digitais e redes sociais. São raros os casos onde encontramos nos atuais dias seres humanos que não tenham ainda uma conta no facebook, Instagram, linkedin, skape, e o tão famoso whatsapp. De uma forma ou de outra, os canais têm se expandido, crescido de uma forma exorbitante, ligando pessoas de todos os cantos do mundo a um simples aparelho, estreitando de alguma forma a comunicação, estes canais, que se utilizado de forma correta, traz grandes resultados. Até mesmo de forma fake, pode-se tornar grandes alardes ou distorções de uma comunicação suja, a exemplo a disseminação das notícias de greves e combustível, um exemplo claro da viralização.
Segundo Garcia (2006) "a comunicação serve para produzir consenso, gerar aceitação e consentimento. Em outras palavras, a comunicação é um processo de mediação de interesses e expectativas". Com isto, observe que ele nos traz que a comunicação é gerada para que exista um resultado com a finalidade de gerar aceitação e expectativas de resultados com finalidades comuns ou individuais, e entende-se que se bem utilizada, com todas as formas e finalidades, o objetivo é alcançar o sucesso de indicadores claros e retos, sem bifurcações ou ranhuras, quebrando todas as barreiras possíveis neste caminho entre o locutor e interlocutor.
Em outro conceito Gasnier (2008, p.12) afirma que “comunicação é o processo de transmissão e compreensão de informações sejam ideias, conceitos, dados, instruções, autorizações, recados, histórias ou lições, nos dois sentidos e através do uso de símbolos cujos significados são comuns aos envolvidos”. Uma prática comum no ambiente corporativo é a utilização da ferramenta de comunicação interna, ação e implantação que precisa ser bem escolhida de forma adequada a atender as necessidades e objetivos comuns, como pessoa física, esta mesma comunicação necessita ser bem clara para que tenha uma mensagem reta e entendível aos diretamente envolvidos, só assim, este ciclo e fluxo resultará numa comunicação efetiva.
Então, antes de disparar uma comunicação, nos seus mais variados tipos, primeiro, planeje, pense, reflita, observe com vários olhares e pensamentos críticos e analítico, pois depois de direcionada, o resultado ele sempre virá e esta reverberação ela ecoará de uma forma de sucesso ou não, mal entendimento, telefone sem fio, ranhuras ou da melhor forma, efetivará e o direcionará a alcançar seus objetivos. Comunicação, a base de tudo que se há de objetivar, tanto como pessoal com profissional. Até a próxima.