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terça-feira, 11 de outubro de 2016


Nesta edição, disponho para vocês um artigo meu que foi publicado no site andragogiabrasil.com.br que traz os fatores importantes de um treinamento para adultos. Boa leitura.


ANDRAGOGO - FATOR IMPORTANTE EM UM TREINAMENTO PARA ADULTO.


Ainda hoje não é difícil perceber grandes oportunidades de melhorias no ambiente de ensino para adultos, ou seja, a falta da aplicação da metodologia andragógica. Isto considerando um aspecto geral nas organizações empresariais, ambiente de trabalho e não fica de fora desta estatística o espaço como também nas ambiências acadêmicas. Esta realidade ainda acontece nos dias de hoje. Ainda há divergências e contrastes indo na contramão do que deveria ser um ensino para adulto levando dessa forma a um resultado menos consistente.

É certo que em sala se utilizam e aplicam técnicas, mas é claro que nos desafios do dia a dia de ensino estas necessitam constantemente serem adaptadas conforme o objetivo e público alvo, porém nem todos os educadores estão preparados para isto. Não se pode perder de vista que a cada geração de pessoas o entendimento do perfil comportamental é preciso estar bem claro e entendido na percepção de quem irá conduzir o ensino.

Cada geração tem sua forma e característica psicológica de aprendizado. Segundo Jerônimo Mendes, 2009, “Se você conseguir conviver com quatros gerações distintas e uma nova geração que se aproxima, sua vida será uma maravilha, entretanto, isso não é tão simples quanto você imagina. Entenda as diferenças e saiba como conviver com cada uma delas no ambiente de trabalho”. Está bem nítido este desafio.

O educador precisa rever, a cada momento, sua condução e quais dinâmicas aplicar na sua aula, no seu treinamento, pois neste cenário andragógico, o que se mais exige no ambiente de aula é a flexibilidade e as trocas de experiências. Nesta metodologia não existe um processo engessado, tudo pode ser alterado quanto a condução e a maturidade do público de treinando. O sentido desta educação não está em uma linha horizontal, o professor não está um degrau a cima do grupo, mas faz parte dele, com um super desafio nas mãos, integrar o grupo valorizando as experiências de cada um e de forma muito leve convergir o tema para o objetivo esperado.

Não se vive mais no período onde o educador apenas lê slides e traz explicações baseadas em teorias, estas ciências precisam se concretizar em exemplos práticos, somatizando para o dia a dia do aluno adulto. O público precisa despertar o desejo de “comprar” a sua ideia e ver sentido e aplicabilidade na sua vida. Segundo Knowles o adulto precisa entender o que e para que eles precisam aprender, assim podem escolher por si mesmo para onde querem ir e o que querem aprender.

Não é tarefa simples, nem receita de bolo, a habilidade de lidar com cada técnica em sala de aula dentro da metodologia andragógica. No livro Andragogia em Ação de Zezina Soares Bellan, 2005, página 20, a autora escreve que “ensinar a adultos requer técnicas específicas para alcançar resultados especiais”.

Então, pense nisto antes de entrar em um espaço onde os adultos sejam seu público principal de espectadores.


Artigo escrito para o portal Andragogia Brasil por Edgar de Moura, graduando em Processos Gerenciais, Analista de RH – Treinamento e Capacitação, Instrutor Educador em Multinacional na Metodologia Andragógica em PE, RJ, SP e RJ.