Nesta edição, disponho para vocês um artigo meu que foi publicado no site andragogiabrasil.com.br que traz os fatores importantes de um treinamento para adultos. Boa leitura.
ANDRAGOGO -
FATOR IMPORTANTE EM UM TREINAMENTO PARA ADULTO.
Ainda hoje não é difícil perceber grandes
oportunidades de melhorias no ambiente de ensino para adultos, ou seja, a falta
da aplicação da metodologia andragógica. Isto considerando um aspecto geral nas
organizações empresariais, ambiente de trabalho e não fica de fora desta
estatística o espaço como também nas ambiências acadêmicas. Esta realidade
ainda acontece nos dias de hoje. Ainda há divergências e contrastes indo na
contramão do que deveria ser um ensino para adulto levando dessa forma a um
resultado menos consistente.
É certo que em sala se utilizam e aplicam técnicas,
mas é claro que nos desafios do dia a dia de ensino estas necessitam
constantemente serem adaptadas conforme o objetivo e público alvo, porém nem
todos os educadores estão preparados para isto. Não se pode perder de vista que
a cada geração de pessoas o entendimento do perfil comportamental é preciso
estar bem claro e entendido na percepção de quem irá conduzir o ensino.
Cada geração tem sua forma e característica
psicológica de aprendizado. Segundo Jerônimo Mendes, 2009, “Se você conseguir
conviver com quatros gerações distintas e uma nova geração que se aproxima, sua
vida será uma maravilha, entretanto, isso não é tão simples quanto você
imagina. Entenda as diferenças e saiba como conviver com cada uma delas no
ambiente de trabalho”. Está bem nítido este desafio.
O educador precisa rever, a cada momento, sua
condução e quais dinâmicas aplicar na sua aula, no seu treinamento, pois neste
cenário andragógico, o que se mais exige no ambiente de aula é a flexibilidade
e as trocas de experiências. Nesta metodologia não existe um processo
engessado, tudo pode ser alterado quanto a condução e a maturidade do público
de treinando. O sentido desta educação não está em uma linha horizontal, o
professor não está um degrau a cima do grupo, mas faz parte dele, com um super
desafio nas mãos, integrar o grupo valorizando as experiências de cada um e de
forma muito leve convergir o tema para o objetivo esperado.
Não se vive mais no período onde o educador apenas
lê slides e traz explicações baseadas em teorias, estas ciências precisam se
concretizar em exemplos práticos, somatizando para o dia a dia do aluno adulto.
O público precisa despertar o desejo de “comprar” a sua ideia e ver sentido e
aplicabilidade na sua vida. Segundo Knowles o adulto precisa entender o que e
para que eles precisam aprender, assim podem escolher por si mesmo para onde
querem ir e o que querem aprender.
Não é tarefa simples, nem receita de bolo, a
habilidade de lidar com cada técnica em sala de aula dentro da metodologia
andragógica. No livro Andragogia em Ação de Zezina Soares Bellan, 2005, página
20, a autora escreve que “ensinar a adultos requer técnicas específicas para
alcançar resultados especiais”.
Então, pense nisto antes de entrar em um espaço onde
os adultos sejam seu público principal de espectadores.
Artigo escrito para o portal Andragogia Brasil por
Edgar de Moura, graduando em Processos Gerenciais, Analista de RH – Treinamento
e Capacitação, Instrutor Educador em Multinacional na Metodologia Andragógica
em PE, RJ, SP e RJ.