Um blog voltado para você que gosta de atualidades, boas notícias, entrevistas, conteúdos dinâmicos, ecléticos e sempre cheio de novidades. Esta página não tem fins lucrativos e nem recebe incentivo de partidos ou governos. Trata-se de uma área totalmente independente. Navegue, leia, divulgue, fique a vontade. Não saia sem deixar seu importante comentário.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021


 

ESTAFA

 

Gostaria de iniciar esta publicação, falando do conceito literário do nosso tema principal. Estafa. Palavra que já ouvimos falar, seja ela no ambiente escolar, acadêmico, profissional, ou até mesmo familiar, é verdade. Então, nada melhor que primeiro conhecer e entender no seu conceito, o que diz o nosso dicionário brasileiro.

Segundo o site dicio.com.br, “estafa é sinônimo de: exaustão, esgotamento, cansaço, canseira, fadiga, enfado. Conceituando, é o cansaço exaustivo, físico ou mental pelo excesso de trabalho”. Entende-se que, trabalho aqui citado, engloba o aspecto geral de atividade física e mental, independente do ambiente. Por exemplo: Uma pessoa que é provocada de maneira astuciosa a exercer alguma atividade de forma intensa resultando num esgotamento físico ou mental, poderá destravar uma estafa no indivíduo.

                Em edição publicada no Instituto Brasileiro de Coaching de autoria do José Roberto Marques, referência em Desenvolvimento Humano, o mesmo cita que:

“Também conhecida como fadiga, que pode ser de origem física ou mental, a estafa pode ser considerada como a falta de energia e motivação para fazer atividades comuns do dia a dia, como trabalhar, estudar, sair com os amigos, entre muitas outras.”

                Com isto, percebe-se que, quando a pessoa é exposta a uma carga estrema de pressão, sem o devido descanso ou intervalo de desaceleração, o resultado poderá ser o esgotamento físico ou mental, e porque não supor, ambas as fadigas? Desta forma, o aconselhável é, separar um tempo, seja durante o dia, ou na semana, para realizar fugas ou válvulas de escapes, seja ela qual for a atividade que te faz desopilar.

                Diante desta abordagem, você pode estar se perguntando. Tudo bem, estafa física e mental. Mas quais seriam os sintomas desses dois fatores? Segundo o site Tua Saúde, publicação realizada em janeiro de 2020, existem vários sintomas que o corpo pode apresentar diante de uma eminência de uma estafa.

“Os principais sinais e sintomas indicativos de cansaço mental são:

Falta de concentração;

Cansaço excessivo;

Dores pelo corpo;

Dificuldades de memorização;

Alterações de humor;

Falta de energia;

Dificuldades em realizar tarefas do dia a dia;

Diminuição da libido;

Perda de apetite;

Desinteresse por atividades que antes eram consideradas prazerosas;

Dificuldade para dormir e insônia;

Angústia;

Desânimo;

Diminuição da motivação e da produtividade. ”

                Com tantos comportamentos e sintomas, vale a pena, no primeiro sinal, a pessoa procurar descansar, mudar de atividade profissional ou pessoal e concentrar em realizações que vai na contramão de tudo isso citado acima. É uma mudança de comportamento e até mesmo de meio de vida.

                Sabe-se que, através de vários estudos, artigos, fundamentos científicos, internet, livros e publicações, o agravamento deste fato, pode atingir o estado de depressão, doenças, aberturas de janelas killes, com isto, sobrecarregando ainda mais o corpo e a mente, podendo aflorar um mal maior chamado de estresse ou até mesmo a síndrome de Burnout. Mas será algo para falarmos na próxima edição. Fica ligado e recado: Se cuida, cuide do seu corpo, mente e coração. Abraço.

Fontes:

https://www.dicio.com.br/estafa/

https://www.ibccoaching.com.br/

https://www.tuasaude.com/cansaco-mental-o-que-fazer/