CRIATIVIDADE GERA NOVIDADES
Nunca foi
tão necessário a habilidade em criar do que nos dias de hoje na vida das
pessoas, seja no ambiente profissional, pessoal e até mesmo no relacionamento a
dois, em tudo que envolva planejamento, processos e metas em busca de melhorias.
Pois bem, há uma necessidade extrema e constante decorrente da evolução tecnológica
em perfilar um indivíduo de fácil adaptação as mudanças pequenas, médias e
grandes mudanças. Segundo o autor Kneller descreve que:
“As pesquisas à época concentraram-se na
criatividade como processo mental e emocional, abordagem que exige mais, por
suas sutilezas, já que sua "substância" encontra-se no interior da
pessoa criadora. Contudo, o elemento novidade deve ser incluído em toda
definição de criatividade, uma vez que quando se descobre e expõe uma ideia, um
objeto, um comportamento que seja novo para quem o cria, a novidade criadora
emerge e isto acontece, em grande parte das vezes, do remanejo e/ou acréscimo
de conhecimento já existente. “ Kneller (1978)
Pode-se
observar que, a criatividade parte do pressuposto intrínseco das pessoas, ou
melhor, do interior ao exterior do seu criador, mas que segundo ao autor afirma
em sua citação que é necessário está atrelado ao pilar da necessidade da busca
pela novidade. Entende-se que para se lançar uma novidade, o seu detentor,
antes de mais nada, precisa ter o domínio do que se pretende alcançar e
paralelo o domínio do conhecimento. É fato que para esta criação ou lançamento
de uma novidade, o fator criar, é inevitável o quesito conhecimento, não só de
passado e presente, mas é preciso que ocorra a projeção da visão futuro.
Para Resende (2017), “a visão de futuro oferta
criatividade, capacidade de pensar em soluções com o olhar voltado para uma
nova realidade ativa, habilidade de fornecer soluções e inovação. “ Com isto, é
perceptível a confirmação de que, para se dominar e aplicar a devida
criatividade, antes se faz necessário o amadurecimento de uma visão do todo, a
visão sistêmica e analítica. Para isto, é fato, que para se alcançar um estágio
deste nível, antes o indivíduo buscou enriquecer a sua inteligência, focado num
conhecimento pleno e rico de ferramentas, teorias e práticas para ações
decisórias envolvendo a criatividade em busca da tão falada no cotidiano, a
novidade.
Busque a inovação, mas antes se respalde de
conhecimentos pleno, pois a criatividade só irá gerar a devida novidade quando
resultou de uma decisão eficiente de ações com base no conhecimento e
experiências adquiridas ao longo da carreira. Gere conhecimentos, esteja aberto
ao novo, receptivo a novos aprendizados e seja autor de projetos criativos e
inovadores. Até a próxima.
Edgar de Moura
15/10/2019
Referências:
KNELLER, G.F. Arte e Ciência
da Criatividade. 5. ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.
https://administradores.com.br/artigos/como-desenvolver-uma-visao-de-futuro
acessado em 15/10/2019 às 12:28.