Fonte de imagem descrita no rodapé da imagem.
COMPORTAMENTO
HUMANO.
FRUTO
DE UMA GERAÇÃO OU REFLEXO DE UMA LIDERANÇA?
Falar de comportamento humano não é
dúvida que traz ou nos remete a um universo infinitamente obscuro; claro que
não é afirmativo que é impossível um mapeamento comportamental, e em cima
desses perspectivos traços, se trabalhar e entender uma ação e uma reação, seja
ela no mais complexo ato ou exposição, cientistas e estudiosos tem cada dia
mais focado com este fim, pois gerações e gerações tem surgido e evoluído com o
passar dos anos. O fato é que o comportamento e conflitos existem, seja diário
ou esporádico e nas suas mais variadas especificações psíquicas necessitam
chegar ao linear e definições equilibradas.
Se falarmos de conflitos
comportamentais nos remete ao pensamento das gerações comportamentais, pode-se
observar que cada uma delas vem na sua bagagem cerebral seu ponto forte e as
oportunidades que muitas vezes contribuem ou bloqueiam um crescimento pessoal e
profissional. Segundo Oliveira (2010, p. 60) descreve que: “É no relacionamento
entre as gerações que está à chave para o resgate do equilíbrio necessário para
estes novos tempos”. Entende-se com isto que mesmo diante de todos os conflitos
que os diferentes traços de comportamentos vão surgindo neste futuro presentes
e o maior desafio é entender essas diferenças e gerir esta disparidade.
Já segundo Drucker, “Dirigir
pessoas significa que devemos motivá-las a desenvolverem suas competências, mas
para isso é necessário que o líder mude sua postura diante de seus
colaboradores, e que muitas vezes essa mudança é drástica, mas necessária”. Com
isto, observa-se que também faz parte do líder gerir sua equipe e dentre este
está a gestão do comportamento humano, os conflitos e convergir as diferenças
para um grupo de respeito, foco e cultura organizacional madura. Para isto, é
necessário muitas vezes o “descer” dos degraus invisíveis do status de gestão e
ter a humildade de ser referência no quesito “pé no chão”, além de despertar a
habilidade de saber ouvir, muito mais que apenas falar.
Desta forma, já há muito se
fala, estuda, filósofos, administradores, pensadores e psicólogos nos traz
através de estudos científicos e pesquisas que o comportamento humano não é uma
receita pronta ou até mesmo um traço definitivo no ser humano, mas um perfil
entre pessoas que está em constante mudanças, seja por motivo cultural, mas
também por questão externos e internos de frustações, realizações ou não de
momentos e pontuais ou constante. Que sejamos e vivamos numa busca de
entendimento do perceber do não verbal, considerando as pessoas como um ser
humano e não apenas recursos de vida ou profissional, as diferenças sempre
existiram, mas está na mão de cada pessoal buscar este equilíbrio do respeitar
e entender das diferenças para um ambiente e vida mais linear. Até a próxima
edição. Edgar de Moura.