Um blog voltado para você que gosta de atualidades, boas notícias, entrevistas, conteúdos dinâmicos, ecléticos e sempre cheio de novidades. Esta página não tem fins lucrativos e nem recebe incentivo de partidos ou governos. Trata-se de uma área totalmente independente. Navegue, leia, divulgue, fique a vontade. Não saia sem deixar seu importante comentário.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Fonte de imagem: Disponível em <https://www.altoastral.com.br/tecnologia-afeta-cerebro-criatividade/>. Acessado em 15 dez. 2017

GLOBALIZAÇÃO, TECNOLOGIA, COMPETITIVIDADE

Tanto se falou em globalização, implantação das máquinas, aceleração tecnológica e isto vem crescendo cada dia mais no mundo de uma maneira geral. Se antes este mercado já exigia um profissional mais qualificado, no que dirá nos dias de hoje.  O consultor Lesser (2017) da consultoria americana BCG desde 2013 em entrevista à revista Exame fala sobre sobre a necessidade das empresas investirem na formação de seus funcionários diante da implantação do mundo digitalizado nas organizações visando o bom resultado nos mais curtos prazos.

Em primeiro lugar, penso que a globalização baseada puramente na economia continuará a evoluir. Todos nós precisamos reconhecer isso. Crescemos em um mundo onde a globalização significava produção offshore em outro país por um custo menor. A natureza da tecnologia agora significa que o entendimento irá mudar. A globalização, devido às cadeias de automação e fornecimento, operará mais perto do cliente com menos desvantagens de custos. As cadeias de suprimentos levam longo tempo para construir, mas a próxima onda de globalização será mais em torno de serviços digitais e menos em torno de locais de produção. (...) Lesser (2017).

Observa-se que os serviços digitais são mais que ferramentas necessárias nas organizações, elas são utilizadas como diferencial de inteligência de mercado trazendo com isto um diferencial na sobrevivência e existência das empresas nas mais diversas segmentações. A exemplo de uma das ferramentas são as Business Intelligence que dá nas mais diversas formas gerencias uma visibilidade analítica para as tomadas de decisões.
Falando sobre diferencial competitivo no mercado hoje, não há como esquecer dos importantes recursos para estes indicadores. O profissional. Mas qual perfil fará este diferencial de pessoa para pessoa diante do mercado extremamente competitivo? Segundo SILVA (2016), numa abordagem para o site Catho, falando sobre comportamento este cita onze atitudes sobre seu diferencial de mercado.

Está atendo, faça pergunta, seja proativo, tenha senso de urgência, identifique os problemas e sugira soluções, contribua com outras áreas, determine suas prioridades, busque desafios e agarre oportunidades, seja criativo, envolva as outras pessoas e invista no seu desenvolvimento profissional e acadêmico. SILVA (2016).

Percebe-se que é preciso “chupar cana e assobiar” para conseguir seu espaço, e mais do que isto, permanecer colocado e ainda se destacar no mercado. A resiliência faz parte afloradamente do seu dia a dia corporativo profissional. Não há mais espaço para acomodação e zona de conforto. Deseja crescer e mais do que conseguir espaço no seu ambiente de trabalho? Se qualifique, busque conhecimentos tácitos e explicito e este mesmo mercado estará te abraçando sempre. Abraço a até a próxima publicação.