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Acessado em 15 dez. 2017
GLOBALIZAÇÃO,
TECNOLOGIA, COMPETITIVIDADE
Tanto se falou em
globalização, implantação das máquinas, aceleração tecnológica e isto vem
crescendo cada dia mais no mundo de uma maneira geral. Se antes este mercado já
exigia um profissional mais qualificado, no que dirá nos dias de hoje. O consultor Lesser (2017) da consultoria
americana BCG desde 2013 em entrevista à revista Exame fala sobre sobre a
necessidade das empresas investirem na formação de seus funcionários diante da implantação
do mundo digitalizado nas organizações visando o bom resultado nos mais curtos
prazos.
Em primeiro lugar, penso que a
globalização baseada puramente na economia continuará a evoluir. Todos nós
precisamos reconhecer isso. Crescemos em um mundo onde a globalização
significava produção offshore em outro país por um custo menor. A natureza da
tecnologia agora significa que o entendimento irá mudar. A globalização, devido
às cadeias de automação e fornecimento, operará mais perto do cliente com menos
desvantagens de custos. As cadeias de suprimentos levam longo tempo para
construir, mas a próxima onda de globalização será mais em torno de serviços
digitais e menos em torno de locais de produção. (...) Lesser (2017).
Observa-se que os
serviços digitais são mais que ferramentas necessárias nas organizações, elas
são utilizadas como diferencial de inteligência de mercado trazendo com isto um
diferencial na sobrevivência e existência das empresas nas mais diversas
segmentações. A exemplo de uma das ferramentas são as Business Intelligence que
dá nas mais diversas formas gerencias uma visibilidade analítica para as
tomadas de decisões.
Falando sobre diferencial competitivo no mercado hoje,
não há como esquecer dos importantes recursos para estes indicadores. O
profissional. Mas qual perfil fará este diferencial de pessoa para pessoa
diante do mercado extremamente competitivo? Segundo SILVA (2016), numa
abordagem para o site Catho, falando sobre comportamento este cita onze
atitudes sobre seu diferencial de mercado.
Está atendo, faça pergunta,
seja proativo, tenha senso de urgência, identifique os problemas e sugira
soluções, contribua com outras áreas, determine suas prioridades, busque
desafios e agarre oportunidades, seja criativo, envolva as outras pessoas e invista
no seu desenvolvimento profissional e acadêmico. SILVA (2016).
Percebe-se que é preciso “chupar cana e assobiar” para
conseguir seu espaço, e mais do que isto, permanecer colocado e ainda se
destacar no mercado. A resiliência faz parte afloradamente do seu dia a dia
corporativo profissional. Não há mais espaço para acomodação e zona de
conforto. Deseja crescer e mais do que conseguir espaço no seu ambiente de
trabalho? Se qualifique, busque conhecimentos tácitos e explicito e este mesmo
mercado estará te abraçando sempre. Abraço a até a próxima publicação.