Um blog voltado para você que gosta de atualidades, boas notícias, entrevistas, conteúdos dinâmicos, ecléticos e sempre cheio de novidades. Esta página não tem fins lucrativos e nem recebe incentivo de partidos ou governos. Trata-se de uma área totalmente independente. Navegue, leia, divulgue, fique a vontade. Não saia sem deixar seu importante comentário.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018


Fonte da imagem: http://www.sbie.com.br/como-fazer-um-planejamento-de-vida-pessoal-pode-ser-util-na-carreira-profissional/



PLANEJAMENTO PESSOAL


            Mais um ano inicia em nossa vida, e quantas vezes já ouvimos isto, a velha e corriqueira frase de feliz ano novo! Mas o que temos traçado como forma de acontecer um ano realmente de mudanças na vida pessoal e profissional? Precisamos levar em consideração alguns fatores essenciais. Continuar o que deu ou vem dando resultado oriundo do ano passado, observando as flutuações, corrigindo e replanejando o que não deu indicadores dentro das expectativas anuais.
Para se realizar um novo ano, o início de tudo é sentar, refletir com o passado e traçar um planejamento pessoal para todo o ano corrente. Segundo Ribeiro (2016), presidente da Praxis Businnes, (...) “é preciso um Planejamento Estratégico Pessoal. Uma espécie de plano de vida que parta de uma autoanálise sincera...”. Com isto podemos observar que este mesmo planejamento, é a base para a sua construção, e esta seja fundamentada primordialmente no seu plano de vida. Onde você quer chegar e como quer alcançar? Esta reflexão construtiva precisa está embasada nauma autoanálise verdadeira.
            Existem várias ferramentas que podemos utilizar como base, mas considero bastante pertinente e importante nesta construção duas delas: Análise de SWOT e também não menos importante a ferramenta de PDCA. Um exemplo pratico no SWOT na vida pessoal seria a auto avaliação do que você tem como força (para utilizar no crescimento), a fraqueza (para buscar desenvolve-la), oportunidade (o que se tem de bom e está menos explorado) e ameaça (o que te enfraquece ou traz ameaça no ambiente exterior). Diante disto já sem tem bastantes cartas na manga para se desenvolver um planejamento pessoal para todo o ano. E após esta construção, é gerencia, acompanhamento e replanejamento direcionando para a meta inicialmente traçada.

            Dai, concluindo, cabe sentar e baseado nos seus sonhos pessoais, pensar sistematicamente no que pode buscar e correr atrás para realizar até o final de 2018. Uma graduação, uma pós-graduação, mestrado, casamento, a casa, o livro, o concurso público ou aquela promoção no seu emprego? Tudo partirá do pressupostos da iniciativa pessoal e a vontade do querer sair do mesmo estado que se encontra hoje. Um ótimo ano novo cheio de planejamento, execuções e realizações. Pense nisto: Parafraseando o Chico Science “Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar.” Até a próxima. Edgar de Moura.