ANDRAGOGIA
Neste primeiro momento, quero apenas deixar um pouco sobre um tema que mesmo no seu surgimento há muitas décadas atrás, na Alemanha e aplicação posteriormente nos Estados Unidos. Hoje pouco ainda se sabe, estuda ou se aplica aqui no Brasil. A metodologia do ensino Andragógico.
Segundo Malcolm
Knowles a Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender,
segundo a definição creditada a Knowles, o termo remete a um conceito de
educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à
educação de crianças (do grego paidós, criança).
Para você ter ideia da disparidade entre a pedagogia e a andragogia, na pedagogia, que é direcionada para ensino para de crianças e de jovens, o aluno aprende de forma submissa ao que o professor expõe e traz como direcionamento. No caso da Andragogia, ensino para adulto, o aluno aprender de forma participativa, o professor precisa equilibrar o conteúdo ao processo de ensino. Para que o professor consiga prender a atenção do aluno adulto, além de pesquisas, dinâmicas, trabalhos participativos, exposições dialogadas, este educador necessita fazer entender ao seu alunato o porque, para que, e como o conteúdo dirigido pode contribuir no dia a dia destes. É mudar processo didático e quebrar paradigmas e se reinventar a cada tema.
Para você ter ideia da disparidade entre a pedagogia e a andragogia, na pedagogia, que é direcionada para ensino para de crianças e de jovens, o aluno aprende de forma submissa ao que o professor expõe e traz como direcionamento. No caso da Andragogia, ensino para adulto, o aluno aprender de forma participativa, o professor precisa equilibrar o conteúdo ao processo de ensino. Para que o professor consiga prender a atenção do aluno adulto, além de pesquisas, dinâmicas, trabalhos participativos, exposições dialogadas, este educador necessita fazer entender ao seu alunato o porque, para que, e como o conteúdo dirigido pode contribuir no dia a dia destes. É mudar processo didático e quebrar paradigmas e se reinventar a cada tema.
Esta
ferramenta da educação pode ser aplicada no ambiente de treinamento,
desenvolvimento e capacitação nas organizações corporativas como também nos
ambientes de instituições de ensinos a adultos. É uma maneira dinâmica que
aproveita e desperta no treinando ou aluno a importância de aprender a um novo
tema ou conceito, contribuindo dessa forma para um resultado mais efetivo e eficaz de uma
maneira menos maçante. Grande abraço.