DESCONSTRUINDO O CONSTRUÍDO
É perceptível que muitas empresas
nos dias de hoje, ainda se utilizam da oportunidade negativa da falta de
planejamento, quando da raiz, bem sabemos, que tudo que fazemos em nossa vida,
parte de um pressuposto de um planejamento. Pode-se entender que, este pilar, é
parte fundamental para a estrutura linear, equilibrada e contínua de uma
evolução para se alcançar o bom resultado de um projeto, seja ele complexo ou
não.
Vejamos o que afirmou o Peter
Drucker no seu livro intitulado de Introdução a Administração já (1984):
“planejar é o processo contínuo de,
sistematicamente e com o maior conhecimento possível do
futuro contido, tomar decisões atuais
que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades
necessárias à execução dessas decisões e, através de uma
retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado
dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.
Então,
diante da afirmação acima citada, pode-se observar que há bastantes tempos
atrás, estudiosos e já identificavam o cenário ideal e afirmava
conceitualmente, o benefício de se utilizar um bom planejamento. Se bem
utilizado, minimizam-se os riscos, o retrabalho e emprego desnecessário na execução
e energia desprendida para um resultado final.
É notório, observando os conceitos
de especialista, que o emprego e utilização correta do planejamento, os
indicadores positivos eles são bem mais promissores do que a sua ausência. Para
a Darcimeire Soares (2016) , Master Coach, também apresenta um conceito que
confirma o colocado pelo autor anterios.
“Se
você deseja alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente,
o melhor recurso é utilizar o planejamento. Assim você obtém mais
clareza e visão para a tomada de decisão. Não
deixe que o tempo passe e seu sonho e suas metas fiquem pelo meio
do caminho”.
Não
há dúvida, diante dos conceitos acima que a aplicação de uma boa ferramenta planejamento,
trabalhada e gerida de maneira adequada, fortalece a instituição, evita-se
desgastes da equipe, da empresa e minimiza o emprego e desgastes
desnecessários, contribuindo assim o alcançar da visão da organização.
Infelizmente, muitos gestores, com mesmo
com tantas formações, especializações e qualificações, desprezam a importância
deste significante planejamento, e abre espaço para trabalhar andando em círculos,
apagando incêndios, contribuindo de forma somatória para um desgaste do clima
organizacional, gastos desnecessários, e se acostuma no vício de está
trabalhando com o falso urgente.
Com esta análise, a percepção é que
vivemos descontruindo o que já se foi estudado, comprovado e construído sobre o
real valor de um bom planejamento. Doença enraizadas em várias organizações, públicas,
privadas e mistas/estatais. Precisa-se mudar a cultura, redirecionar o mindset e resignifcar este nosso
posicionamento. Edgar de Moura 2021.