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terça-feira, 11 de maio de 2021

Fonte da Imagem: https://www.clarity.com.br/2014/09/02/a-heutagogia-e-a-aprendizagem-de-adultos/

HEUTAGOGIA. O QUE SERÁ ISTO?

 

A Heutagogia é o progresso dos métodos educacionais anteriores, conhecida como a aprendizagem autodeterminada, na qual o discente aprende em seu tempo e não no do professor. É um processo ativo e proativo, sendo o discente o agente de sua própria aprendizagem (BLASCHKE, 2012; HASE, 2011; HASE, KENYON, 2000; HASE, KENYON, 2003). A abordagem Heutagógica verifica a necessidade de a aprendizagem ser flexível em que o professor oferece os recursos (a isca), mas são os discentes que desenvolvem o currículo. 

Segundo Hase e Kenyon (2000) os professores devem se preocupar com o desenvolvimento da capacidade do discente e não apenas a incorporação de habilidades baseadas em disciplina e conhecimento. O professor deveria renunciar a qualquer poder que julga ter. A Heutagogia defende o ideal de um currículo aberto e negociado com base nos conceitos de aprendizagem. Hase (2011) defende que a compreensão do discente é uma festa móvel e imprevisível, complexo e emergente e que existe a necessidade de alguns dados essenciais em termos de conteúdo, contexto e processo. 

O quadro abaixo revela diferenças entre a Andragogia (metodologia de ensino para adulto) e Heutagogia, revelando que a Andragogia e a Heutagogia ultrapassam as aulas expositivas, centradas no docente, promovendo interação entre o discente e o professor. Existe um processo de amadurecimento, dentro do qual o indivíduo passa da dependência para a auto direção e depois para autodeterminação. 

 

Quadro 2- Diferenças entre a Andragogia e a Heutagogia

Características da aprendizagem

Andragogia

Heutagogia

Relação professor/discente

A aprendizagem é centrada no discente, na independência e na autogestão da aprendizagem.

O Discente é um agente de sua formação, o professor é um organizador e facilitador da participação.

Razões da aprendizagem

As pessoas aprendem o que precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).

Razões alicerçadas na vontade do discente, seus objetivos e necessidades. O discente sabe por que precisa aprender.

 

Motivação

Os adultos são sensíveis a estímulos externos (notas, etc.), mas são os fatores de ordem interna que os motivam para a aprendizagem (satisfação, autoestima, qualidade de vida, dentre outros).

Busca a autonomia pessoal/profissional por isto está motivado a aprender de forma mais autônoma. Experiência do discente O ensino é didático, padronizado e a experiência do discente tem pouco valor.

A experiência do discente

A experiência é uma fonte rica de aprendizagem, pela discussão e solução de problemas feita em grupo.

Reorganização das experiências cotidianas, que envolve a ação, a reflexão na ação, a reflexão sobre a reflexão na ação.

Orientação da aprendizagem

Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução.

Mistura pedagogia com Andragogia, adaptados aos interesses / necessidades individuais do discente.

Vontade de aprender

 Os adultos estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem desde que compreendam sua utilidade para enfrentar problemas reais da vida pessoal e profissional.

Discentes mais disciplinados com o aprender se comprometem com o estudo a distância na busca dos objetivos.

Fonte: Cavalcanti (1999); adaptado de Hase (2000) e Hase e Kenyon (2001).

 

 Blaschke (2012, p. 61) aponta características especificas do EaD que são alinhadas com a Heutagogia como: 

 

Tecnologia: reconhece a necessidade premente e conveniente da associação de recursos tecnológicos no processo de EAD, alinhando as para que façam parte da prática do sistema de aprendizagem não presencial. A Heutagogia seria um conceito capaz de absorver as tecnologias emergentes principalmente em ambientes virtuais, embora aponte ainda a necessária continuidade nas discussões a respeito para firmá-la como um princípio do EAD; 

 

Perfil do discente: Na prática, o EAD está voltado à aprendizagem, tendo como público alvo o adulto, sendo idealizado de forma gradativa focando angariar adeptos cujo perfil se enquadre em um nível educacional e cultural mais elevado. O EAD tem sido moldada pela teoria de Knowles, que reconhece a Andragogia como um conjunto de métodos para ensinar adultos. A Heutagogia pode ser considerada, neste contexto, como aplicável também aos adultos, em ambientes de aprendizagens não presenciais; 

 

Autonomia do Discente: A prática Heutagogica requer certo grau de autonomia no processo de aprendizagem por parte do discente, premissa que se encontra arraigada no próprio sentido da Heutagogia.

Com base nestes modelos podem-se considerar os seguintes métodos utilizados no EAD: Chat, Correio Eletrônico, Fórum, Jogos Educativos ou de Simulações de Negócios, Sites para Consultas, Material impresso, Áudio ou Vídeo Aulas, Teleconferência/Webcast, Conteúdo de Autoaprendizagem, Prova de Avaliação Presencial, Trabalho Individuais ou Grupo e Monografia (MAIA E MEIRELLES, 2007). Outras estratégias de ensino usadas em aulas presenciais podem ser adaptadas para o EAD, tais como Método do Caso ou Mini Caso, Ensino com Pesquisa, Mapa Conceitual e Resumo.

Com isto, entende-se que a Heutagogia é uma metodologia que além de agregar nos dias de hoje para o aprendizado de uma forma geral, e específica para a população adulta, a sua tendência direciona-se a uma constância evolução e até podemos afirmar que é um caminho sem volta, principalmente no momento que estamos vivendo de isolamento social e a evolução tecnológica, que há de vir, 5G. Educadores, explore este caminho. Adulto, aproveite cada momento para utilizar a tecnologia para seu crescimento no conhecimento. Ambos são um caminho com vasto leque de oportunidades.

 Obs.: Texto extraído de artigo elaborado por Edgar de Moura


 

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