Um blog voltado para você que gosta de atualidades, boas notícias, entrevistas, conteúdos dinâmicos, ecléticos e sempre cheio de novidades. Esta página não tem fins lucrativos e nem recebe incentivo de partidos ou governos. Trata-se de uma área totalmente independente. Navegue, leia, divulgue, fique a vontade. Não saia sem deixar seu importante comentário.

quinta-feira, 28 de julho de 2016


ENTREVISTA COM A MUSICISTA E EDUCADORA MUSICAL KATY SOUZA

Hoje queremos trazer para você uma super entrevista que realizamos com professora, educadora, produtora, compositora e arranjadora Katy Souza. Casada, residente na cidade de Recife – PE, carrega em seu currículo uma vasta experiência e participações no mundo profissional da música, tanto no meio secular como gospel.
Estudou Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco é pós-graduada em Metodologia do ensino da Música pelo IBPEX- Curitiba, além de curso de musicoterapia (SNTB) e teclado popular pela escola de Artes João Pernambuco.  Compõe o corpo de professores do Conservatório Pernambucano de Música, Colégio Municipal Altair Porto em Caruaru e Colégio Americano Batista, além de tocar vários instrumentos e produzir e gravar vários cantores em Pernambuco é maestrina do coral da igreja Libertas na Imbiribeira.
Veja a baixo o que este renomado ícone da música contemporânea falou ao nosso blog:

Blog: Te acompanhamos no mercado da música e observamos o seu profundo envolvimento com o mundo da música profissional, seguido de uma carreira bastante promissora. Quando começou esse despertar para o lado musical. E porque se identificou com as teclas?
Katy: Em primeiro lugar, quero agradecer o carinho e o reconhecimento vindo de músico pra músico. Tendo em vista que a sinceridade musical no meio artístico não tem sido verdadeira. Ou seja, músicos falam mal de seus “amigos” músicos e por ai vai...
Minha primeira experiência com a música começou na igreja cantando no antigo grupo Herdeiros de Sião, onde meu pai era o diretor. O interesse pelas teclas surgiu quando o tecladista da banda tinha um sério problema de esquecimento, não sei se amnésia, ou algum outro tipo de problema de saúde... Lembro-me de ter cerca de dez anos de idade. Ficava assistindo aos ensaios no terraço da minha casa, e a partir daí comecei a ver um problema que aparentemente só eu percebia.
A banda ensaiava aos sábados e geralmente se apresentava aos domingos e na hora das apresentações o tecladista esquecia as notas, os tons, enfim, a linha melódica das introduções etc... Senti-me na obrigação de ajudá-lo começando então a brincar com as notas do meu tecladinho. No começo era apenas uma brincadeira de criança... Eu passava horas em meu quarto ouvindo as músicas da banda e pegando as introduções de ouvido. Enfim chegou o momento em que a banda iria se apresentar e o tecladista não se lembrava da introdução da primeira música. Vi meu pai desesperado, o guitarrista tentando solfejar algumas notas e toda banda preocupada.  Meu pai me chamou para tocar no teclado a introdução da “tal música”. Nesse momento em diante começa minha história com as teclas: uma menina de quase  dez anos tocando a introdução de uma música com apenas a mão direita. As crises do tecladista foram piorando isso o levou a se afastar da banda e a partir daí comecei a ser a tecladista do grupo Herdeiros de Sião da Igreja Assembléia de Deus em Areinha - Camaragibe. Eu ainda iria completar meus dez aninhos.

Blog: Conte-nos quais as suas influências musicais e quem te inspirou a ser esta musicista que você é.
Katy: Minhas influências foram as músicas evangélicas. Hoje entendo o quanto é importante para um músico iniciante começar a tocar na igreja e “quebrar a cabeça” para encontrar os tons dos hinos congregacionais. Nossa Que escola boa foi a minha!

Blog: Hoje você dar aula, produz, compõe, arranja e é educadora musical. Para você qual é o maior desafio com relação ao mercado musical e de se viver de música em Recife?
Katy: Recife é uma terra maravilhosa, mas com um mercado musical que não valoriza os músicos da terra. Tenho muitos amigos e grandes produtores musicais que saíram de Recife para tentar uma vida melhor, pois aqui a vida de um músico mal dar pra pagar as contas! Meu desafio em estudar, e ter uma formação foi justamente buscar uma renda melhor, digamos que algo “certo”. Os concursos exigem uma formação, ou seja, além de ter habilidade musical você precisa ser um profissional reconhecido pelo MEC para atuar em escola regular ou específica. Mas nada foi fácil para chegar aonde cheguei. Lembro-me do início difícil a começar pelo vestibular. Apesar de um curso pouco concorrido, o vestibular para Licenciatura em música pela UFPE querer bastante conhecimento musical e dos demais assuntos.

Blog: Explique aos nossos leitores qual a diferença entre ser professor musical e educador musical.
Katy: A diferença entre professor e educador, no meu pronto de vista como profissional da área de ensino, é que professor é apenas uma profissão, podendo ser exercida por “qualquer pessoa” que tenha uma habilitação para este fim. Educador ao contrário, não é profissão, mas dom, somente quem ama ensinar pode ser educador, mesmo parecendo que o trabalho é o mesmo, na verdade não é. O professor é o transmissor do conhecimento durante o período em que está na escola. O educador é em todo tempo, o tempo todo, chegando muitas vezes a fazer  o papel da família na vida de um aluno.

Blog: Hoje você ministra aulas em várias matérias. Quais são elas e quais instituições você ministra?
Katy: Percebi que atuar em várias áreas da música é um caminho muito proveitoso para um educador musical. Hoje trabalho em três escolas, sou educadora musical dos 1º, 2º e 3º anos da escola Municipal Altair Porto em Caruaru. No Conservatório Pernambucano sou professora de Teclado e no Colégio Americano Batista trabalho com educação musical com ênfase em musicais onde os alunos tem aula de canto coral, história da música e da orquestra. Estamos preparando um musical para o Literaprosia onde os alunos cantam e interpretam vários personagens. Na Igreja sou maestrina do coral Libertas, e ainda arrumo tempo para um Projeto infantil Cantarolando a Bíblia, onde bonecos fantoches contam e cantam as histórias da bíblia.  Agradeço a Deus todos os dias pela versatilidade que Ele me deu em desenvolver diversos trabalhos ao mesmo tempo.

Blog: Na sua vasta experiência no meio musical, poderia nos citar algumas participações, tanto no âmbito gospel como secular?
Katy: No meio Gospel comecei a produzir com 17 anos. Meu primeiro trabalho profissional, digamos assim, foi participar como tecladista e arranjadora da Cantora Sheley Morais, hoje ela vive em Manaus, é professora de canto e tem uma carreira sólida na música. Por cerca de dois anos fui tecladista convidada do cantor Marcos Antônio, Depois vieram outros projetos: grupo Vida Nova, Cantora Rosa Borges, Projeto quem canta é mais feliz (produzi durante cinco anos de 2007 à 2012), tenho uma parceria sólida com o colégio Ello de Boa Viagem, há cinco anos onde produzo as trilhas sonoras do espetáculo “Magia de Ler”. Enfim também produzi o Grupo Libertador dentre outros. Na área de composição, a dupla Renato e Suzzanna gravaram a minha música “Minha casa é do senhor”, a Cantora erudita Iza Delucena (EUA) a música Exaltarei, que é o tema do seu primeiro CD. Com a banda Kairós, tenho uma parceria nos 2 CDS, onde sete musicas são de minha autoria. Na área de jingles empresas como a Coca-cola (campanha da garrafa retornável), IOR (instituto de Olhos do Recife), Jairo Rocha Imobiliária, Prefeitura do Recife, auto escola Shalom, Habiserve, Winterville etc. No meio secular O cantor Santana (o cantador) gravou a música “Pernambuco o chão nosso de cada dia” em parceria com a professora Nadir . Trabalhei como tecladista de diversos artistas. As duplas sertaneja Mano e Mariely, Luiz e Davi, orquestra só mulheres dentre outros.

Blog: Quais são os projetos que você já participou e quais os projetos futuros na sua carreira?
Katy: Durante oito anos desenvolvi um projeto de musicoterapia no departamento de extensão da UFPE, onde pessoas da terceira idade aprendiam a teoria musical + teclado. Esse projeto ficou marcado na minha vida. Vi pessoas serem curadas através da música. Problemas de depressão, pessoas que não se socializavam mais, tiveram a possibilidade de viver uma nova vida. O livro “Cantarolando com Tia Katy” foi outra experiência muito boa, eu sentia a necessidade de material didático por parte de editoras. Fui à luta passei cerca de dois anos para finalizar, com temas educativos e os princípios básicos do ensino da música, este livro teve a participação dos meus alunos do Conservatório Pernambucano de Música e hoje o livro é adotado em diversas escolas inclusive no Colégio Americano batista nas turmas dos 6º anos.
Dentre outros projetos, o mais recente é o Cantarolando a Bíblia. Este sim foi um desafio pra mim e para minha amiga a produtora musical Erika Estevão. Lembro-me que passamos cerca de dez horas para gravarmos as vozes de uma única musica, na verdade o musical Moisés e Faraó foi, até agora, o maior desafio da minha vida. No momento estou trabalhando no DVD do Cantarolando e me dedico à área de ensino e produção musical.

Blog: Sabemos que nos dias hoje, a mulher ocupa um papel e espaço que tem a cada dia crescido, mostrando na sua essência a capacidade de lidar com vários desafios ao mesmo tempo. Para Katy, como é lidar com o mundo profissional e ainda tomar conta de uma família? Nos conte este segredo.
Katy: Não tem segredo. Pra vencer os desafios da vida, o segredo é lutar. Acorde cedo, trabalhe, corra atrás dos seus objetivos. Tem gente que espera pela sorte ou pelos outros. Eu não espero. Eu corro atrás e sempre peço a Deus saúde para encarar a vida e os problemas de frente. Já passei por muitos momentos difíceis e a fé em Deus foi a minha arma para me manter no foco. Não é fácil a vida de uma musicista nem todo homem entende, tenho sorte de ter um esposo dedicado a mim e a nossa família. Marcos é o meu companheiro e me apoia em tudo. Quando digo em tudo, é tudo mesmo. Estamos juntos há cinco anos e ele encara até minhas produções mais loucas (brincadeira). Ele faz o papel da vovó Laurinha no Cantarolando a bíblia e me diz sorrindo: Nunca pensei em fazer uma voz de velha, só minha esposa pra me fazer encarar isso! E é assim que vivemos, muita compreensão, companheirismo e dedicação um ao outro. Só consigo dar conta de tudo graças e Deus e meu esposo Marcos PL.

Blog: Como fazemos para contratar a Katy Souza e quais os serviços que você dispõe ao mercado musical hoje?
Katy: Para me contratar ou trocar algumas ideias é simples. Entre em contato comigo pelo e-mail: studioksmpl@hotmail.com ou pelo telefone (081) 87298895.

Blog: Poderia deixar uma mensagem, frase ou reflexão.
Katy: Música é a arte que toca a alma, nunca envelhece. Apenas se utiliza dos seres humanos de cada geração. Katy Souza.


sábado, 23 de julho de 2016



MERCADO CRÍTICO. GOVERNO SUFOCANTE.


Não é surpresa que estamos vivendo um momento muito desafiador em nosso país. Todos vem sentindo em diversas classes sociais. E tem arrancado o deslocamento de classes econômicos sociais vindo a sair de A para B e assim sucessivamente.
 É fato que várias empresas vivem sem incentivo fiscal mesmo estando cambaleando na sua estrutura econômica, e assim vivem a cada dia no desespero de sobreviver ao mercado crítico e ao sufocante governo com seus impostos impiedoso.
Analisando pesquisas na internet, pode observar que o setor que mais demitiram em 2015 foram a Indústria  com 608 mil demissões, depois seguido da Construção Civil com 416 mil demissões, na sequência o setor de Serviços arrastando 276 mil demissões e em quarto lugar o Comércio com 218 mil demissões.
É só parar e observar que os jornais e noticiários não foca mais em tantas notícias como a taxa de desemprego e relocação ao mercado. Agora o que não é surpresa é esperar uma atenção do governo quanto ao incentivo fiscal e projetos de leis e iniciativas para reverter ou minimizar a situação. Enquanto os cofres públicos sofrem com enormes buracos negros decorrente de bilionários desvios e lavagens de dinheiro, o mesmo poder executivo, judiciário e legislativo estão preocupado em aprovar propostas e posicionamentos politizados com o mero interesse próprios. A exemplo agora no dia 12 de julho 2016 a aprovação do aumento no salário de servidores públicos que dará mais um impacto de 53 bilhões até 2019. Mais um furo, pois cadê a devolução dos dinheiros desviados? Se este retornasse, com certeza o equilíbrio econômico do país seria uma questão de curto prazo.   
É preciso acordar e sair desta alienação viciosa, a população estática com Olimpíadas, que vai ser realizada no estado que está afundada na lama, nem fundos da prefeitura tem para tirar o sucateamento da saúde e colocar os salários dos funcionários dela, e mais ainda, no quesito de eleição que está já batendo na porta, é triste, mas a maioria vai votar em muitos que não fizeram nada em quatro anos de mandato, mas agora ressurgem das cinzas e se torna o melhor interprete neste teatro de eleição. Esta crise é mais política que econômica. Acorda pessoal!
            Abraços. Até logo.


Referências de pesquisa:
http://www.e-konomista.com.br

http://economia.estadao.com.br

domingo, 17 de julho de 2016


LOUVOR E ADORAÇÃO. O QUE OS LEVAM A SEREM DISTINTOS?
      Bom dia! E nesta segunda feira trago para você um super comentário do meu amigo e irmão Anderson Araújo. Um ótimo músico que atua no mercado profissional como vocalista, já participou de vários projetos em rádio, TV, revistas e gravações. Tem em sua bagagem várias influências gospel e seculares, nacionais e internacional, se tornando nos dias de hoje uma referência vocal em Pernambuco.
     Nesta ocasião, a convite do nosso blog, o Anderson Araújo nos traz um comentário sobre Louvor e Adoração. Vejamos a seguir: 
"Quero desde já agradecer e trazer um pouco um breve comentário relacionados ao Louvor e a Adoração.  Durante a minha caminhada cristã, tenho sido atraído pelo Pai e tenho aprendido a estar sempre conectado diferenciando e sempre preocupado a oferecer um verdadeiro louvor e a uma forma correta de adoração. Quero trazer um pouco do que aprendi durante esses anos de ministério e envolvimento com a música.
Vamos começar aprendendo sobre os conceitos de Louvor e Adoração.
O que Louvar? Louvar é simplesmente dizer a Deus o que pensamos dele. Podemos encontrar alguns exemplos na Bíblia, como em Êxodo 12,27, onde o povo de Israel adorou a Deus na Páscoa por poupa-lhe a vida. Em Neemias 8.18; 9.3, relata que depois que Esdras leu a Palavra de Deus, todo o povo adorou! 
E o que é adorar? Adorar é dizer a Deus o que achamos dele. O salmista diz: “Eu amo o Senhor porque Ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica” (Salmo 116.1) 
Jesus inspirou louvor e adoração em todos os lugares por onde passou. Quando nasceu, foi adorado pelos pastores assim como pelos magos. Em outro momento, Jesus caminha sobre as águas, os discípulos o adoram, dizendo: ‘Verdadeiramente és o Filho de Deus.’ (Mateus 14:33)
Em todos esses exemplos, existe um impressionante senso de temor e reverência a Deus. É o mesmo sentimento que eu e você temos quando estamos totalmente cativados por Deus e dizemos algo profundo como “Eu te amo, Senhor...” ou “Deus, eu te louvo do fundo do meu ser!”
Concluo este momento afirmando a você que expressar os nossos mais profundos pensamentos e sentimentos em relação a Deus na adoração permite-nos experimentá-lo e desfrutá-lo mais. E esta experiência, quem o vive verdadeiramente em espírito e em verdade,  é um sentimento único e este ato alegra o coração do nosso Pai.
Quero te incentivar a reservar alguns minutos do seu tempo para louvar a Deus e adora-lo com todo seu entendimento. Certamente você experimentará algo novo que com palavras não se pode explicar. Mas assim como a fé, no mundo abstrato, poderemos sentir o nosso Deus de uma forma muito presente bem dentro de nós. 
Peço que você reflita no seguinte versículo: "Vem a hora, e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura...” (João 4:23)"
Abraços. Anderson Araújo"

sábado, 9 de julho de 2016

CORRUPÇÃO CONTEMPORÂNEA.

Hoje a maior e má referencia no quesito CORRUPÇÃO está os políticos brasileiros. Claro que ainda neste meio, alguns se salvam, mesmo com a descrença social, a raridade ela ainda é real. Cada dia surge de forma intensa e enraizada as falcatruas que até tempos atrás apenas se sabia que de alguma formas os desvios e superfaturamentos eles aconteciam. Mas nunca se descobriu tantas coisas e “mãos bobas” na verba que deveria ser destinadas a um investimento na economia e incentivo no desenvolvimento e crescimento do país.
Muito se fala, critica e até mesmo repudia-se esta palavra definida afloradamente como corrupto ou corrupção. Mas segundo o dicionário brasileiro o que seria a palavra corrupção? Segundo o descrito no site dicio.com.br, corrupção é a Ação ou efeito de corromper. Dessa forma entende-se que esta palavra está associada a uma ação isolada ou em grupo de coisas que não condiz com uma comportamento adequado e transparente perante a sociedade.
Ao assistir uma notícia trazida pela mídia, nos repudiamos dela, mas não se consegue realizar uma breve reflexão sobre o comportamento que trazem do dia a dia. Por exemplo, abaixo mostra que corrupção ou comportamento inadequado não engloba apenas os grandes roubos, desvios e algo relacionado.

1.    Quando aquela blitz que aborda e encontra alguma infração, não se costuma falar “Pode notificar, aplicar a multa. Estou errado” e sim “me ajude, vamos conversar” e tenta com um suborno livra-se dos pontos na carteira e da velha multa;
2.    Nos engarrafamento quilométricos o que se costuma ver a aparição de uma terceira faixa onde existem apenas duas. Gente querendo se dar bem, não importa como;
3.    Achou-se uma bela carteira e dentro uma grana. Dificilmente se devolve da mesma maneira, até mesmo com dinheiro;
4.    No transporte público, muitas pessoas utilizam dos assentos especiais, mesmo quando há uma pessoal que se enquadra neste cenário patológico;

E muitas coisas que acontecem e utiliza-se o velho jargão “jeitinho brasileiro”, não importando como. De nada se diferencia com relação ao ato, a ção. A disparidade está no acesso e a oportunidade que muitos não tem, pois se tivesse de nada iria diferenciaria no ato da corrupção.

Muito se tem apresentado. É a tal da ética a moral. Mas trata-se de algo que está muito relacionado ao que o individuo traz do seu natural, o que ele representa socialmente (publicamente) e o que na verdade se vive na moral, (seu particular). A corrupção seja ela grandiosa, complexa ou simples e espontâneo, de nada adianta se criticar os grandes roubos se no simples dia a dia não consegue-se desviar-se dos comportamentos inadequados. Corrupção não tem grau ou intensidade, ela apenas agrega e reflete o que você carrega na sua bagagem contemporânea. Ética e Moral. Ou simplesmente a CORRUPÇÃO CONTEMPORÂNEA. Abraços.

terça-feira, 5 de julho de 2016

UM RH ESTRATÉGICO

                Cada dia o mercado está mais exigente e por consequência mais fechado para empregabilidade, onde a última estatística do primeiro trimestre deste ano, considerando até abril de 2016, teve uma elevação de 11,2% (3,4 milhões). A maior taxa desde o ano de 2012. Muito mais desafiador para o  profissional que necessita sobreviver a este temporal de instabilidade efetiva nas organizações.
            E para o profissional de RH não é diferente. É preciso nos dias de hoje buscar a qualidade inovadora e assim, não apenas ficar no circulo de um RH focado apenas em seu mundo, que muitas vezes são processos burocráticos, desenvolvendo um papel de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreira e remuneração, não que não seja importante, mas no mundo corporativo contemporâneo é necessário a mudança, saindo de uma vertente apenas de gestão das pessoas e virando a chave para um RH estratégico,ou seja, gestão das pessoas e dos números, participando da fatia de gestão da mudanças internas nas empresas.
Segundo Gramigna (2007, p.13) a integração das diversas funções de recursos humanos, apoiada por um processo de gestão efetivo, é o passo fundamental para a geração de resultados. Profissionais que militam em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreira e remuneração precisam reconhecer a necessidade de mudanças e buscar caminhos que ajudem a resgatar os espaços perdidos pela área de RH ao longo dos anos.
Hoje, um bom profissional de RH precisa está atento na gestão estratégica do negócio, sem perder a percepção dos indicadores, dos números, ajudando a organização a elevar os resultados no mercado, gerando dessa forma uma maior competitividade externa e fortalecendo com ações o público interno, despertando neste o senso de pertencer e dono do negócio.

Esse posicionamento é preciso acontecer de forma coerente e assertiva. Na linha de gestão acontecer uma comunicação e tomadas de decisões, tanto na direção horizontal e vertical, de forma clara e ética, dessa forma dando suporte e até participando ativamente na avaliação e sugestões sistêmicas dentro do grupo de alta gestão estratégica. É buscar o resultando analisando os números e gerindo o clima organizacional das pessoas. Uma nova posição bastante desafiadora, pois não apenas altera a cultura organizacional das empresas como também incomoda os costumes e visão engessada de muitos profissionais de RH nos dias de hoje. De que lado você quer se colocar? Pense nisto. Abraço.

Referências: 
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/como-um-rh-estrategico-pode-ajudar-a-empresa
http://www.abrhpb.com.br/artigos/a+importancia+do+rh+estrategico+para+as+organizacoes-12
http://www.infinitaeph.com.br/implantacao-rh-estrategico.html
www.ibge.gov.br

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Thiago Lima - Consultor de RH

41,4% DO SEU SALÁRIO NÃO É SEU. VOCÊ SABIA DISTO?


Bom dia. Nesta sexta feira dia 01/07/2016 quero compartilhar uma postagem que li do meu amigo Thiago Lima (Consultor de RH na cidade de Curitiba – PR), onde o mesmo compartilhou sua pesquisa onde é identificada que quase a metade do que recebemos em forma de salário não nos pertence, ou seja, trata-se de tributo que pagamos e na verdade este percentual é do governo brasileiro. E quanto arrecadam com tudo isto? Vejamos abaixo o comentário do Thiago Lima. (Fonte - https://www.facebook.com/thiago.lima, 28 de junho de 2016).

“Fiquei curioso e fui pesquisar quanto de imposto os brasileiros pagam por ano e me surpreendi ao descobrir que pagamos 2 TRILHÕES de reais por ano. O que me levou a pesquisa foi pensar em quanto dinheiro escoa com a corrupção no nosso país.
É uma pena que os corruptos, parcela ínfima da população, se beneficiem tanto com essa verba e a massa vive privada dos serviços básicos.
        Sou a favor de haver um horário semanal ou mensal na TV pra prestação de contas de cada centavo desses 2 TRILHÕES que pagamos anualmente.
        Sei que a grande maioria das pessoas achariam um saco assistir algo desse tipo, mas uma porção importante gostaria de entender pra que segmento foi destinado o seu dinheiro, pra que projetos foram destinados, quais empreiteiras venceram a licitação, quanto vão receber pelas obras, quanto pagamos a mais pelo atraso das obras.
        Poderia ser um programa de apenas 30 minutos começando pela prestação de contas da União e seguida pela prestação de contas do estado. O desafio seria apresentar essas coisas com uma linguagem simples e clara, pra que a população saiba pra onde vai aquele imposto que faz tanta falta na renda.
        Outra coisa que descobri na minha pesquisa foi que o imposto que pagamos consome 41,4% do nosso salario (pasmem).
Sinto que muita gente "não está nem aí" pra política, mas será que esses números acima não incomodam? Então, esta é minha proposta pra tornar mais transparente o caminho que nosso suado dinheirinho segue. Thiago Lima.” 

domingo, 26 de junho de 2016


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Nunca se precisou tanto de uma inteligência ligada ao estado controlado emocional humano como nos dias de hoje, se estendendo no âmbito do setor público como também no meio das organizações privadas.  
A emoção ela é um fator diferencial em uma negociação, reunião ou nas tomadas de decisões, ela precisa está embasada no fator emocional racional controlado, independente dos meios influenciadores internos e externos, se esta não for controlada poderá comprometer o resultado de uma escolha assertiva, possivelmente gerando assim um diferencial competitivo e estratégico para os atuais gestores, seja ele resultante positivo ou negativo.
Mas o que seria literalmente a emoção? Segundo o site dicio.com.br, a emoção é reação moral, psíquica ou física, geralmente causada por uma confusão de sentimentos, que se tem diante de algum fato, situação, notícia, fazendo com que o corpo se comporte tendo em conta essa reação, através de alterações respiratórias, circulatórias.
Pode-se observar que muitos fatores nas tomadas de decisões, na sua grande maioria está ligado ao controle emocional ou a falta dele. É um comportamento diretamente resultante de como o indivíduo lidar com essas alterações. A importância é tanta que segundo o livro Como Usar a Inteligência Emocional do autor John Seymour e Martins Shervington traz na página 6 que o desempenho de um profissional está ligado quinze por cento no seu grau intelectual, ou seja, no cognitivo e oitenta e cinco por cento do seu resultado correlaciona a Inteligência emocional, ou melhor, a forma como a pessoa lidar com o controle da sua emoção nas tomadas de decisões.
Buscar o conhecimento é extremamente necessário, mas lidar com a sua emoção na hora de lidar com gestão, tomada de decisão, relacionamento, visão sistêmica e analítica é um fator de oxigênio para o seu dia a dia pessoal e profissional. Pense nisto. Abraço e até o próximo tema.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

        
ANDRAGOGIA

  Neste primeiro momento, quero apenas deixar um pouco sobre um tema que mesmo no seu surgimento há muitas décadas atrás, na Alemanha e aplicação posteriormente nos Estados Unidos. Hoje pouco ainda se sabe, estuda ou se aplica aqui no Brasil. A metodologia do ensino Andragógico.
       Segundo Malcolm Knowles a Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Knowles, o termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
           Para você ter ideia da disparidade entre a pedagogia e a andragogia, na pedagogia, que é direcionada para ensino para de crianças e de jovens, o aluno aprende de forma submissa ao que o professor expõe e traz como direcionamento. No caso da Andragogia, ensino para adulto, o aluno aprender de forma participativa, o professor precisa equilibrar o conteúdo ao processo de ensino. Para que o professor consiga prender a atenção do aluno adulto, além de pesquisas, dinâmicas, trabalhos participativos, exposições dialogadas, este educador necessita fazer entender ao seu alunato o porque, para que, e como o conteúdo dirigido pode contribuir no dia a dia destes. É mudar processo didático e quebrar paradigmas e se reinventar a cada tema.
Esta ferramenta da educação pode ser aplicada no ambiente de treinamento, desenvolvimento e capacitação nas organizações corporativas como também nos ambientes de instituições de ensinos a adultos. É uma maneira dinâmica que aproveita e desperta no treinando ou aluno a importância de aprender a um novo tema ou conceito, contribuindo dessa forma para um resultado mais efetivo e eficaz de uma maneira menos maçante. Grande abraço.